1890
Charles Romuald Gardes (Carlos Gardel) teria nascido em 11 de dezembro, em Toulouse (França), filho de Berta Gardes e (segundo algumas versões) de Paul Lasèrre.
1893
Em 11 de março chegam a Buenos Aires, no vapor Dom Pedro, procedente de Bordeaux, Berta Gardes (então com 27 anos) e seu filho, Charles Gardes (com 2 anos).
1905
1905-1907:Gardel é detido na prisão de Ushuaia por participar de uma briga.
1912
Forma-se o trio integrado por Carlos Gardel, José Razzano e Francisco Martino.
1912-1917
Gardel grava para a CBS Colombia como solista ou em dupla com José Razzano.
1913
O dueto Gardel-Razzano estréia no cabaré Armenonville de Buenos Aires.
1915
Em dupla com Razzano, Carlos Gardel estréia no teatro Royal de Montevidéu. É baleado em uma rua de Buenos Aires por Roberto Guevara, depois de um desentendimento que ambos tiveram no cabaré Palais de Glace.
1917
Inicia-se o vínculo de Gardel com o selo Odeon.Gardel interpreta no teatro Esmeralda ou no Empire de Buenos Aires (há versões divergentes) "Mi noche triste" (primeiro tango canção), de Pascual Contursi e Samuel Castriota.
27 de setembro: a dupla Gadel-Razzano estréia no teatro Colón Valparaíso, interpretando canções 'criollas'. Depois, viriam as apresentações no teatro Olimpo (Viña del Mar) e, entre 15 de outubro e 7 de novembro, apresentações no extinto teatro Royal de Santiago.
1919
Começam as turnês pelas províncias argentinas.
1920
O consulado uruguaio de Buenos Aires estende o registro de nacionalidade de Gardel. No pedido, o cantor se declara "uruguaio, nascido em Tacuarembó, em 1887". Seus pais, "Carlos e Maria, ambos falecidos".
1923
Primeira viagem à Espanha para uma turnê artística. Estréia em 10 de dezembro no teatro Apolo de Madri. Depois segue para Barcelona, Santander, Bilbao. Na França, visita a Côte D'Azur, Cannes, Paris e Toulouse, onde não se apresentou, embora existam cartas datadas desta cidade e um telegrama em que pede que a correspondência fosse enviada "para a casa da minha mãe".
1925
A dupla Gardel-Razzano se desfaz.
1925-1930
Gardel grava em Buenos Aires, Paris e Barcelona.
1928
Primeira viagem a Paris para uma turnê artística. Gardel compra a casa da rua Jean Jaures, em Buenos Aires
1930
Paul Lasèrre chega a Buenos Aires disposto a reconhecer seu filho, Charles Romuald.
1931
Gardel filma "Luces de Buenos Aires" em Paris.
1932
Filmagem de um clássico do cantor, "Melodía de Arrabal", primeiro filme da série final. Retorno a Buenos Aires
1933
Gardel vai para o Uruguai, onde faz sua última turnê por várias cidades. Em dezembro chega a Nova York. Em 7 de novembro, Gardel embarca no vapor Conte Biancamano com destino à Europa. Ele nunca voltaria a ver o Rio da Prata.
1934
O cantor começa as gravações com a RCA Victor. Em Nova York, filma "O Tango na Brodway" e "Cuesta abajo". Em setembro, Gardel tira férias e viaja dos Estados Unidos para a Côte D'Azur e depois para Toulouse, onde passa dez dias com sua mãe. Esta foi a última vez que estiveram juntos.
1935
Filma "O Dia que me Queiras" e "Tango Bar".Em 20 de março faz suas últimas gravações fonográficas: 'Guitarra mía', 'Apure delantero buey', e 'Amargura'. No fim de março começa a turnê pela América Latina, apresentando-se em Porto Rico, Venezuela e, finalmente, na Colômbia.Em 18 de junho o jornal 'El Nacional', de Bogotá, publica a última entrevista do cantor.Em 24 de junho Gardel morre em um acidente de avião em Medellín (Colômbia), onde o vôo entre Bogotá e Cali faz uma escala.Em 17 de dezembro seu corpo é exumado do cemitério San Pedro de Medellín.
1936
Em 5 de fevereiro seus restos mortais chegam ao Rio da Prata, depois de uma viagem que incluiu uma escala em Nova York. É velado na Alfândega de Montevidéu e, dias depois, em Buenos Aires, é celebrado o último de seus quatro velórios. Gardel é sepultado no cemitério La Chacarita.
1943
Em 7 de julho Berta Gardes morre em Buenos Aires.
Nenhum comentário:
Postar um comentário