Aguilar, Barbieri e Riverol
ACOMPANHAMENTO MUSICAL
Os acompanhamentos musicais das gravações de Gardel, como pode ser verificado através da discografia, foram em sua maioria, de guitarras; conjunto de guitarras ou uma única guitarra, como ocorre no início da carreira, quando o prórpio Gardel se acompanha, nas 14 gravações de 1912. Entre 1917 e 1921, era apenas acompanhado por José Ricardo.
Apareceu então, Guillermo Barbieri ( o guitarrista que esteve presente a maior quantidade de vezes na carreira de Gardel), juntando-se a Ricardo.O mesmo ocorreu quando Gardel gravou em dupla com Razzano até 1925.
Apareceu então, Guillermo Barbieri ( o guitarrista que esteve presente a maior quantidade de vezes na carreira de Gardel), juntando-se a Ricardo.O mesmo ocorreu quando Gardel gravou em dupla com Razzano até 1925.
Em 23.07.1928, junta-se aos dois José María Aguilar, tido como o mais virtuoso de todos.
Em princípios de 1931, por motivo de desentendimento extramusical com Gardel, Aguilar sai e pernacem dois , outra vez.
Em 13.01.1933, surge mais um guitarrista, Horacio Pettorossi, e assim o acompanhamento passa a ser de quatro. Esse quarteto dura até o final do ano de 1933.
A partir de julho de 1934, Gardel passa a gravar predominantemente com orquestras (antes já o fizera, na maior parte com a orquestra de Francisco Canaro). São com as orquestras de Alberto Castellanos e de Terig Tucci, principalmente, que concretizaram o acompanhamento de todos os filmes da Paramount, desde o filme Cuesta Abajo.
Fonte: José Lino Grünewald
Formatação: Helio Rubiales
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