I made this widget at MyFlashFetish.com.

TEMÁTICA

ESTE BLOG É COMPOSTO POR 4 OUTRAS PÁGINAS:

1. Biografia e Curiosidades da Vida de Gardel (Home)

2. Discografia (letras + músicas)

3.Vídeos e clips (Gardel cantando, clips de filmes)

4.Glossário lunfardo (significado de algumas girias das letras)

I made this widget at MyFlashFetish.com.

29/07/2010

GUILLERMO BARBIERI - Biografia


GUILLERMO BARBIERI DESIDERIO
(Buenos Aires, 25 de setembro de 1894- Medellín, Colombia, 24 de junho de 1935), foi um guitarrista, cantor e compositor, destacando-se por ter acompanhado Gardel do início da carreira até o acidente fatal.
BIOGRAFIA
Barbieri nasceu no bairro de San Cristóbal, em Buenos Aires. Logo se tornou não só um grande compositor de tangos, mas também de toda a gama de música folclórica argentina. Um criador de melodias concebidas em sua guitarra. Ele herdou a vocação do pai desde que era uma criança, sem professor, mas alimentada pelo amor que tinha para esse instrumento. No início da segunda década deste século, ele já havia se juntado a um trio com Félix Rodríguez no  bandoneón e Vallarino Pedro no violino . Eles foram exibidos em serenatas e batismos em todos  os bairros da cidade.
Em um trabalho publicado por Gaspar Astarita em um suplemento de "La Campana" de Chivilcoy em 17 de abril de 1993, a notícia da estréia do duo Barbieri-Gardelli ( Luciano Gardelli - "El Tanito") em 1 de janeiro de 1921 no "teatro" Español daquela localidade estão em destaque. . Eles já tocavam juntos desde 1916.
Durante 1933, Barbieri é entrevistado pela revista uruguaia "Cancionera" e disse-lhes que se encontrou com Carlos Gardel e José Razzano na stud Bastarrica, no Belgrano Bajo, quando uma grande festa foi feita para celebrar o triunfo de um cavalo pertencente a esse stud. Gardel-Razzano o ouviram atentamente. «Quando a festa acabou, disse-mos adeus um para o outro e eles me disseram que tinham que falar comigo mais tarde. Razzano no dia seguinte, apareceu no Teatro Esmeralda (hoje Maipo), onde eu estava trabalhando, ele falou para mim:  Nós fizemos um acordo e desde então, mantenho o meu lugar. Foi em 1919. Vou completar 14 anos como guitarrista do "Mago".
O tango "Los ruiseñores" , a primeira parte composta por Guillermo Barbieri . Pela primeira vez, ele apareceu em Montevidéu, ao lado de José Ricardo na guitarra, que acompanharam o duo Gardel-Razzano .
Barbieri estava trabalhando com Gardel-Razzano ininterruptamente até o momento da dissolução do duo Gardel-Razzano  no final de 1925, então ele ficou em Buenos Aires, enquanto Carlos Gardel viaja para a Europa com José Ricardo como o seu único acompanhante .
Quando Carlos Gardel voltou da Europa no início de 1926, Guillermo Barbieri imediatamente se juntou ao grupo novamente e fizeram turnês  até outubro de 1931, quando Gardel viajou de novo, sozinho para a Europa.
Em Buenos Aires Gardel reorganizou seu acompanhamento, reunindo um quarteto com Horacio Pettorossi, Guillermo Barbieri, Domingo Riverol  e Julio Vivas. Era 1933 e seria a última aparição de Gardel na área do River Plate. Sua guitarristas, exceto Pettorossi que viajou com Gardel na Europa, apoiado cantores diferentes até o final de 1934, quando a partir de Nova Iorque a grande cantora chamou guitarristas. Em sua viagem ao norte Guillermo Barbieri, Domingo RIVEROL Ángel e María José Aguilar embarcou no navio "Pan-americanos em 12 de janeiro de 1935.
Por último, a tragédia de Medellín teve lugar onde todos eles morreram, com excessão de Aguilar que nunca mais foi capaz de seguir a sua carreira como artista.
A entrevista mencionada acima de 1933 em "Cancionera", destaca esta frase por Barbieri: «Eu sei Carlos tão bem que quando ele canta Eu sei o significado do menor movimento e cada arco de cabeça esconde seu segredo de uma língua que eu só entendo ... »
Por causa de tudo que foi dito, Guillermo Barbieri justamente merece ser considerado um dos nomes mais importantes no tango.
Fonte:
Loriente, Horacio: Ochenta Notas de Tango. Perfiles biográficos, Ediciones de La Plaza, de Montevidéu de 1998. Sob os auspícios da Academia de Tango del Uruguay.

Nenhum comentário:

.

.

.