I made this widget at MyFlashFetish.com.

TEMÁTICA

ESTE BLOG É COMPOSTO POR 4 OUTRAS PÁGINAS:

1. Biografia e Curiosidades da Vida de Gardel (Home)

2. Discografia (letras + músicas)

3.Vídeos e clips (Gardel cantando, clips de filmes)

4.Glossário lunfardo (significado de algumas girias das letras)

I made this widget at MyFlashFetish.com.

21/07/2010

JOSÉ RICARDO: O primeiro guitarrista de Carlos Gardel


JOSÉ RICARDO
José Ricardo (Buenos Aires, 19 de março de 1888 – Bordeus, 2 de maio de 1937), conhecido como “El Negro”, foi o primeiro guitarrista de Carlos Gardel e de longa carreira.
Morreu aos 49 anos de idade.
BIOGRAFIA
Ele foi criado no bairro de Balvanera, onde ele freqüentou a escola secundária e começou a trabalhar como mecânico. Mas ele logo desistiu para dedicar plenamente à sua vocação como guitarrista.
Com uma grande intuição, nunca teve a necessidade de estudar para aprender a a música e por isso ele tocar guitarra, ele tinha um excelente ouvido para dominou completamente o instrumento. Ele começou a tocar em reuniões familiares e mais tarde, ele se atreveu a tocar em cafés, locais baratos, dance-halls, "círculos de guitarristas e acompanha payadores (cantores ambulantes), e tonadilleras e cupletistas (cantores do sexo feminino com um repertório em espanhol).
Aconteceu em 1915, no Teatro Apolo em Buenos Aires conheceu a dupla Gardel-Razzano que se apresentavam no mesmo teatro, tornando-se o guitarrista de Gardel e Razzano.
Ricardo seria o único guitarrista da dupla até o segundo semestre de 1921, quando Guillermo Barbieri foi adicionado.
Em setembro de 1925 Razzano devido a um problema em suas cordas vocais abandona o grupo e Gardel iniciou sua fase definitiva, como cantor solo. Em novembro, começou uma turnê de Espanha em que foi acompanhado apenas por José Ricardo e Barbieri, enquanto Razzano permaneceu na Argentina. Em seu retorno em março de 1926, ele continuou com os dois guitarristas, mas em julho de 1928 ,José María Aguilar foi adicionado.
Após 13 anos consecutivos acompanhando Gardel, em 26 maio de 1929 José Ricardo separou-se , depois de ter aparecido no Teatro Avenida de Madrid. As razões eram mal-entendidos com Aguilar, "El Negro" não gostou das alegorias e os exageros do guitarrista uruguaio no acompanhamento, não estavam em um segundo nível, como Gardel pediu para suas linhas de baixo no acompanhamento.José Ricardo seguiu na carreira solo ou junto com o seu irmãos em várias turnês pela Europa.
MORTE
Em 1937, ele adoeceu e embarcou para Burdeos para retornar a Buenos Aires, mas ele morreu a bordo do vapor Massilia. A revista "Antena", de junho 1937, disse que os seus restos mortais desembarcou em 14 de junho e foram entregues aos seus filhos que estavam esperando no porto.
Fonte: Alberto Rasore
Formatação e Pesquisa: Helio Rubiales

Nenhum comentário:

.

.

.