I made this widget at MyFlashFetish.com.

TEMÁTICA

ESTE BLOG É COMPOSTO POR 4 OUTRAS PÁGINAS:

1. Biografia e Curiosidades da Vida de Gardel (Home)

2. Discografia (letras + músicas)

3.Vídeos e clips (Gardel cantando, clips de filmes)

4.Glossário lunfardo (significado de algumas girias das letras)

I made this widget at MyFlashFetish.com.

18/07/2010

O DUO GARDEL-RAZZANO

Gardel e Razzano
DUO GARDEL-RAZZANO
A real vocação de Gardel era o canto e, incentivado por outros, começou a cantar em comícios políticos e restaurantes da zona do mercado del Abasto. Em 1911, conheceu outro cantor José Razzano, conhecido como “El Oriental”, devido a sua cidadania uruguaia, formando o duo Gardel-Razzano que haveria de ser uma rampa de lançamento para a carreira artística de Gardel. A eles juntou-se o guitarrista Francisco Martino, um ano depois. A notoriedade local do grupo levaria aos primeiros contratos de gravação de Gardel com a Columbia, por intermédio da Casa Taggini, onde atuava regularmente. Nessa altura, ainda o tango não figurava no seu repertório, pois era mais dançado, que cantado. Em 1913, o grupo tornou-se um quarteto com a entrada do cantor Saúl Salinas e os quatro seguiram numa excursão pela província rural de Buenos Aires. Na ocasião da saída de Salinas, pouco tempo depois, o grupo adotou o nome de “Terceto Nacional”. Em Dezembro de 1913, também Martino os deixou e o dueto original foi retomado agora com a designação de Duo Nacional Gardel-Razzano. Ainda nesse mês, tiveram uma estréia auspiciosa no prestigiado Armenonville, um cabaré-restaurante. A 8 de Janeiro de 1914, o duo chegava ao Teatro Nacional de Buenos Aires e passou pouco tempo até que cantassem em todos os teatros de Buenos Aires, primeiro, e depois nas principais cidades argentinas: Rosário, Santa Fé e Córdoba. Em 1915, atuaram pela primeira vez fora do país, no Teatro Royal de Montevidéu, no Uruguai.

 Seguiu-se, no mesmo ano, uma excursão no Brasil, no decorrer da qual Gardel teve oportunidade de privar com o seu grande ídolo, o tenor italiano Enrico Caruso. No final de 1915, Gardel é baleado durante uma briga. Esse episódio havia de afastá-lo das lides artísticas durante uns tempos. A bala ficaria com ele para sempre.
Um ano mais tarde, com Gardel completamente recuperado e já com o novo guitarrista, José Ricardo, sugestivamente apelidado de El Negro, o duo (agora trio) prosseguiu o seu percurso com uma temporada em Mar del Plata.
No ano seguinte, Gardel canta sozinho, o primeiro tango com letra, “Mi noche triste” no Teatro Empire, em Buenos Aires. A partir daí os tangos não mais deixariam o seu repertório, e estava dada a partida para o seu sucesso.
Em 1917, o “duo” gravou para a Glucksmann e iniciaram a primeira excursão no Chile. Gardel , ainda estreou-se no cinema no filme mudo "Flor de Durazno".

De 1918 a 1922, o duo manteve intensa atividade por terras argentinas, acrescentando outro guitarrista ao elenco, Guillermo Barbieri. No ano seguinte, passam por uma extensa excursão internacional, culminada na presença no Teatro Apolo, em Madrid. O dueto haveria, contudo, de se desfazer em 1925 devido a problemas vocais com José Razzano. A partir daí inicia a carreira solo de Gardel.
Fontes:
infopedia.pt
José Lino Grunewald
Formatação e pesquisa: Helio Rubiales

Nenhum comentário:

.

.

.