Gardel e Razzano
DUO GARDEL-RAZZANOA real vocação de Gardel era o canto e, incentivado por outros, começou a cantar em comícios políticos e restaurantes da zona do mercado del Abasto. Em 1911, conheceu outro cantor José Razzano, conhecido como “El Oriental”, devido a sua cidadania uruguaia, formando o duo Gardel-Razzano que haveria de ser uma rampa de lançamento para a carreira artística de Gardel. A eles juntou-se o guitarrista Francisco Martino, um ano depois. A notoriedade local do grupo levaria aos primeiros contratos de gravação de Gardel com a Columbia, por intermédio da Casa Taggini, onde atuava regularmente. Nessa altura, ainda o tango não figurava no seu repertório, pois era mais dançado, que cantado. Em 1913, o grupo tornou-se um quarteto com a entrada do cantor Saúl Salinas e os quatro seguiram numa excursão pela província rural de Buenos Aires. Na ocasião da saída de Salinas, pouco tempo depois, o grupo adotou o nome de “Terceto Nacional”. Em Dezembro de 1913, também Martino os deixou e o dueto original foi retomado agora com a designação de Duo Nacional Gardel-Razzano. Ainda nesse mês, tiveram uma estréia auspiciosa no prestigiado Armenonville, um cabaré-restaurante. A 8 de Janeiro de 1914, o duo chegava ao Teatro Nacional de Buenos Aires e passou pouco tempo até que cantassem em todos os teatros de Buenos Aires, primeiro, e depois nas principais cidades argentinas: Rosário, Santa Fé e Córdoba. Em 1915, atuaram pela primeira vez fora do país, no Teatro Royal de Montevidéu, no Uruguai.
Um ano mais tarde, com Gardel completamente recuperado e já com o novo guitarrista, José Ricardo, sugestivamente apelidado de El Negro, o duo (agora trio) prosseguiu o seu percurso com uma temporada em Mar del Plata.
No ano seguinte, Gardel canta sozinho, o primeiro tango com letra, “Mi noche triste” no Teatro Empire, em Buenos Aires. A partir daí os tangos não mais deixariam o seu repertório, e estava dada a partida para o seu sucesso.
Em 1917, o “duo” gravou para a Glucksmann e iniciaram a primeira excursão no Chile. Gardel , ainda estreou-se no cinema no filme mudo "Flor de Durazno".
Fontes:
infopedia.pt
José Lino Grunewald
Formatação e pesquisa: Helio Rubiales
Nenhum comentário:
Postar um comentário