Depois de tantos anos após o acidente, não é possível elucidar com certeza a verdade do que ocorreu naquele fatídico dia, pela forma que se produziu a tragédia resulta a tese verossímil sobre a rivalidade entre as duas companhias e seus pilotos.
A pericia técnica assinada pelos doutores Francisco Rodríguez Moya, Neftalí Sierra e Epifanio Montoya, designados pelo chefe da segurança de Medellín, Dr.J.Antonio Rico demonstrou que a rota seguida pelo F-31 foi de uma “continuidade surpreendente” sobretudo pelo rastro deixado pela roda esquerda de aterrizagem que, pode-se dizer, “é um traçado geométrico perfeito”.
O avião descreveu uma parábola sustentada de 30º na direção do F-11 Manizales que estava parado na frente do hangar da SCDTA aguardando para a decolagem. Não se encontraram marcas em forma de ziguezague características que mostrassem alguma intenção em corrigir a rota, nem marcas de freadas. ¨ Pelo contrário, 180 metros antes do local do choque, desaparece a marca da roda direita para voltar a aparecer a 120 metros do local da colisão. Volta a desaparecer, porém mais adiante aparece a marca central da roda da cauda, como se no instante de tomar altura tivesse aplicado esta fortemente contra o solo”.
Fontes:elcolombiano.com
Ricardo Ostuni
Todotango.com.ar
Formatação e Pesquisa: Helio Rubiales
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